Venha curtir o friozinho em boa companhia, começando por uma velha conhecida dos paulistanos, a Serra da Mantiqueira. A dica de hoje é a cidade de Santo Antônio do Pinhal, que fica pertinho de Campos do Jordão – mais ou menos 20 minutos de carro.
É uma cidade com pouco mais de seis mil habitantes, cortada por várias estradinhas de terra. E quem opta por se hospedar nela, geralmente quer fugir do agito de Campos durante a temporada, o que é uma boa escolha, já que a cidade tem bosques de araucárias, restaurantes legais e muitas pousadas de charme.
O clima de montanha, os picos, ideais para a prática de esportes radicais, as cachoeiras e trilhas marcam Santo Antônio do Pinhal (a 173 km de São Paulo)
Conheça algumas das atrações turísticas de Santo Antônio do Pinhal:
Trilha do Alto Lageado
A trilha tem início na fazenda Lens, em Campos do Jordão, e chegada na fazenda Renápolis, em Santo Antônio. Tem uma extensão de cerca de 4 km onde os pontos altos são o mirante da fazenda Lens e a chegada na fazenda Renápolis, onde se pode encontrar produtos artesanais à venda.
Trilha do Colatário
Localizada no centro da cidade com cerca de 1,5 km, esta trilha é uma extensão da Trilha das Cruzes. De fácil acesso, esta caminhada em meio à mata, dura em média 40 minutos.
Trilha das Cruzes
Também no centro da cidade, a Trilha das Cruzes conta com calçamento em toda a sua extensão, de cerca de 1 km, e com placas indicativas. Considerada de nível fácil.
Trilha do Recanto das Águas
Localizada no bairro da Ponte Funda, dentro da Pousada Recanto das Águas, a trilha possui sinalização pelo percurso de 2 km de extensão em meio a uma mata aberta com trechos fechados. É considerada de nível fácil.
Trilha do Tropeiro
Entre os bairros dos Mouras e do Cassununga, tem aproximadamente 5 km de extensão pela mata fechada dando acesso à cachoeira do Cassununga. É considerada de nível médio/forte.
Trilha do Zigue-Zague
Localizada no bairro do Lageado, esta trilha não possui placas indicativas. Tem cerca de 10 km de extensão e passa por trechos de mata aberta e fechada, dando acesso a cachoeira do Lageado. É considerada de nível médio.
Pico Agudo
A 9 km do centro da cidade com 1700 metros de altitude, proporciona uma visão de 360º avistando desde a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, até o Vale do Paraíba, onde a olho nu, em dias claros, se avista de São José dos Campos a Aparecida. Os praticantes de vôo livre consideram o pico um ótimo local para saltos.
Fonte Santo Antônio
Está localizada em frente à praça Benedito Marcondes Raposo. Sua água é fracamente radioativa, muito pura e de agradável sabor.
Fonte Santo Estevão
Está localizada na praça Santo Estevão. A fonte tem sua água classificada como ferruginosa e também muito pura.
Fonte São Geraldo
Está localizada na entrada da cidade. Sua água é classificada como magnesiana, pura e muito leve.
Cachoeira do Lageado
Fica no bairro do Lageado, a 7 km do centro da cidade com acesso por estrada de terra. Esta é a cachoeira mais visitada pelos turistas por possuir uma área arborizada bem conservada para descanso e piquenique. Sua cachoeira forma uma pequena piscina com fundo de areia. Entrada: 1 R$.
Cachoeira do Cassununga
Está localizado a 15 km do centro da cidade, do lado esquerdo da rodovia SP-50, sentido Campos do Jordão. Possui uma bela paisagem ótima para passeios.
Mirante Nossa Senhora Auxiliadora
No trevo de acesso a Santo Antônio, fica próximo à estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão. No alto do morro há uma grande imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com um pátio ao redor, de onde se avista parte do Vale do Paraíba.
Morro do Cruzeiro e Trilha das Cruzes
Fica no centro da cidade. No alto do morro há uma grande cruz e pode-se ter uma visão panorâmica da cidade. Lá se inicia a trilha ecológica das cruzes.